LABONEWS | Ácido Sórbico Encapsulado em função do aumento de shelf-life de pães

Ácido Sórbico Encapsulado em função do aumento de shelf-life de pães

A tecnologia de encapsulamento de partículas permite revestir e proteger aromas, vitaminas, edulcorantes de alta intensidade, minerais, ácidos, corantes, ativos fármacos, sais conservantes e diversos componentes que exigem maior estabilidade durante a vida útil.

Logo, o processo de encapsulação consiste no revestimento de partículas, e os seus principais objetivos são: reduzir interações entre o material encapsulado e ambiente, retardando alterações nutricionais e sensoriais; além de controlar o tempo de liberação das partículas nas aplicações, contribuindo com a performance e minimizando perdas.

Os sais de ácido sórbico fazem parte do grupo de ácidos orgânicos que são amplamente utilizados no mundo, devido à sua eficiente atividade antifúngica em pães e à proteção contra diversos microrganismos deteriorantes.

logo-taste

Com a crescente demanda de consumo de pães com perfil nutricional equilibrado e alta qualidade, o controle das características sensoriais e microbiológicas durante o shelf-life é um fator muito importante para garantir a segurança do alimento e a satisfação do consumidor. E a TasteTech traz ao mercado o ácido sórbico encapsulado, um antifúngico destinado à indústria de panificação.

Os cristais de ácido sórbico são encapsulados por uma barreira lipídica que minimiza interações indesejadas durante o processamento de ingredientes, proporcionando proteção prolongada contra bolores e maximizando a ação do fermento devido à capacidade de reduzir gradativamente o pH da massa no forno — logo após as leveduras completarem o processo de fermentação, para formação de sabores característicos e expansão de volume.

O ácido sórbico da TasteTech elimina a necessidade de utilizar os conservantes propionato de cálcio e sorbato de potássio, já que as pequenas partículas se associam à massa de modo homogêneo, distribuindo a ação conservante por toda a estrutura do produto e preservando a uniformidade da cor do miolo.

Com 20 anos de experiência no mercado, a TasteTech disponibiliza soluções nos mais diferentes seguimentos alimentícios para mais de 40 países.


Por labonathus | São Paulo 05 de junho de 2019 |